World Café: transforme sua sala de aula em um espaço de ideias vivas
World Café: transforme sua sala de aula em um espaço de ideias vivas
Professores, vocês já se sentiram sobrecarregados tentando manter a atenção dos alunos durante os 50 minutos de aula?
Considerando nossa trajetória em sala de aula de 12 anos, eu apostaria que sim. Diante desta realidade, hoje, queremos compartilhar com vocês o World Café, uma metodologia ativa que pode virar esse jogo.
Com o World Café, em vez de alunos passivos, você terá uma sala de aula vibrante, cheia de trocas, escuta ativa e construção coletiva de conhecimento.
Criado em 1995 por Juanita Brown e David Isaacs, o World Café tem uma execução simples, entretanto precisa ser previamente planejada. Pesquisas mostram que essa estratégia não só aumenta o engajamento dos alunos, como também desenvolve competências essenciais do século XXI: pensamento crítico, comunicação, empatia e trabalho em equipe..
Como aplicar na sala de aula:
* Defina o conteúdo: escolha um tema relevante da disciplina.
* Crie uma pergunta para cada mesa: elas devem provocar reflexão e debate (ex.: “Quais os impactos da poluição da água na nossa cidade?”).
* Sugestão de organização da sala: organize 4 ou 5 grandes mesas com as carteiras utilizando os 4 cantos da sala de aula e a área central. Cuide para que os alunos tenham espaço suficiente para circular pela sala a cada comando seu, assim como seja fácil sentar e levantar das cadeiras. Equilibre os grupos com no máximo 6 alunos.
* Escolha um aluno para ser o anfitrião da mesa: esse aluno permanece sentado e não circula pelos grupos e faz anotações importantes sobre as conversas.
* Rode as conversas: a cada 5 minutos, peça que os alunos mudem de mesa e participem da próxima conversa. Detalhe: a cada rodada o grupo de alunos de cada mesa precisa se separar escolhendo mesas diferentes. Faca isso até que todos tenham participado de todas as conversas.
* Sintetize coletivamente: no final ou na próxima aula, cada anfitrião apresenta pra turma os principais tópicos abordados nas conversas. Discuta coletivamente e faça suas ponderações.
* Dica bônus: se possível construa um mapa mental com a turma embasado na apresentação de cada anfitrião. Distribua a escrita (use em folhas A4) das palavras entre os estudantes e depois exponha o resultado em um mural.
* Como explicar a dinâmica da metodologia para os alunos:
Por que você deve experimentar?
* Oportuniza o protagonismo dos alunos.
* Torna a aprendizagem mais significativa.
* Cria uma cultura de diálogo e colaboração.
* Exige poucos recursos e pode ser adaptado a qualquer conteúdo.
O World Café não é só uma técnica: é uma filosofia que rompe com o ensino unilateral e abre espaço para a coautoria do conhecimento.
O desafio está lançado: na sua próxima aula, arrisque uma rodada de World Café e veja a transformação acontecer.